Transformadores eletricos
Curso de Graduação em Engenharia Civil – 5º Período B
TRANSFORMADORES DE ENERGIA ELÉTRICA
Disciplina: Eletrotécnica Professor: Erick
Alunos: Jessica, Joyce, Lorena, Lucas, Raíssa e Sérgio
Montes Claros
Fevereiro de 2014
TRANSFORMADORES DE ENERGIA ELÉTRICA
1.INTRODUÇÃO 4
2.TRANSFORMADORES DE ENERGIA ELÉTRICA 4
3.FUNCIONAMENTO 5
3.1. PERDAS NA PASSAGEM DO PRIMÁRIO PARA O SECUNDÁRIO 6
4.NORMALIZAÇÕES 6
5.COMPONENTES CONSTRUTIVOS 7
6.FATORES EM RELAÇÃO AO SEU FUNCIONAMENTO 10
6.1. TENSÃO DE CURTO-CIRCUITO 10
6.1. BANCO DE TRANSFORMADORES 12
7.CONCLUSÃO 13
8.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
1. INTRODUÇÃO
A energia elétrica produzida em grande quantidade nas usinas precisa ser transmitida até os centros consumidores e, por sua vez, distribuída a cada consumidor. Portanto, em um sistema de geração, transmissão e distribuição costumam coexistirem grandes e pequenos fluxos de energia.
No transporte de energia elétrica, quanto maior é a tensão, maior é a potência transmitida. Isso permite controlar a quantidade de potência transmitida simplesmente variando o nível de tensão ao longo do sistema, o que é facilmente realizado em circuitos de corrente alternada através de transformadores.
2. TRANSFORMADORES DE ENERGIA ELÉTRICA
O transformador é um aparelho estático que transporta energia elétrica, por indução eletromagnética, do primário (entrada) para o secundário (saída). Os valores da tensão e da corrente são alterados, porém, a potência, no caso do transformador ideal, e a freqüência se mantêm inalterados.
As principais variáveis que definem o dimensionamento de um transformador são a bitola dos condutores (corrente) e o material isolante utilizado (tensão). Os enrolamentos de alta tensão (AT) são