Os lusiadas- Comentado
Episódio: Inês de Castro
Inês vivia um modo de vida feliz e despreocupado em que recordava constantemente o seu amado, o infante D. Pedro.
Mas o rei D. Afonso, pai de D. Pedro para solucionar o problema de seu reino manda matar Inês, pois D. Pedro era casado.
Inês fala com o rei, e pede piedade pelos seus filhos, pois, iriam ficar órfãos. O rei pensa outra vez, mas o povo incentiva-o e acaba por mandar matar Inês.
Inês e o poeta acham que a única razão para a sua morte, é ter amado D. Pedro.
Episódio: O velho do Restelo
Um velho de aspecto venerando critica os descobrimentos, apontando os seus problemas e criticando o próprio rei D. Manuel I, que deixava criar às portas o inimigo, no Norte de África, para ir buscar outro tão longe, despovoando-se o reino e enfraquecendo consequentemente.
Episódio: O gigante Adamastor
Apareceu um gigante ao dobrar o Cabo das Tormentas. Era o Adamastor e dizia que aquele mar lhe pertencia e que quem se tinha atrevido a entrar nele tinha morrido.
Depois, Vasco da Gama põe-se de pé e pergunta ao gigante quem era. Chocado o gigante responde-lhe e conta a história da sua vida. Tinha sido transformado num Cabo por Júpiter por amar Thétis.
Episódio: A ilha dos amores
Após vencerem algumas dificuldades, os Portugueses saem de Calicute, iniciando a viagem de regresso a Portugal. Venus decide preparar uma recompensa para os marinheiros, fazendo-os chegar à Ilha dos Amores. Para isso, manda o seu filho Cupido flechar setas sobre as ninfas, que feridas de Amor e instruídas pela sua deusa, receberão apaixonadas os Portugueses.
Episódio: A maquina do mundo
As Ninfas oferecem um banquete aos portugueses. Após uma invocação do poeta a Calíope, uma ninfa faz profecias sobre as futuras vitórias dos portugueses no Oriente. Tétis conduz Vasco da Gama ao cume de um monte para lhe mostrar a Máquina do Mundo e indicar nela os lugares aonde chegará o império português. Os portugueses despedem-se