OS KRAFT
Os Kraft eram um casal francês de vulcanólogos, Katia e Maurice Kraft. Conheceram-se na universidade onde estudavam. Katia e Maurice estão entre os vulcanólogos mais célebres do mundo. Fizeram várias missões em vulcões da Itália, da Islândia, da Indonésia a de África.
Eles tinham pouco dinheiro mas, mesmo assim, com o pouco que tinham, conseguiram fazer uma viagem até ao vulcão Stromboli e fotografaram e filmaram a sua erupção quase completa.
Começaram a vender fotografias e vídeos de vulcões para se sustentarem, deram a volta ao mundo 3 vezes num só ano e foram apontados várias vezes como “doidos” por correrem tantos riscos.
Como é óbvio cada um necessitava do seu equipamento: capacetes, fatos, entre outras coisas (tudo muito específico para este estudo dos vulcões). Acho que a única coisa que não usavam era as botas térmicas, porque assim não conseguiriam saber onde estavam a pisar, e às vezes nem máscaras usavam para poderem saber se o ar era ácido ou não.
Os Kraft tinham uma série de coisas em casa: diferentes tipos de rochas, vestígios de ossos de antigos vulcanólogos que encontraram, entre outras. Maurice sempre desejou fazer um museu com tudo isso.
A 3 de Junho de 1991, Maurice e Katia desapareceram durante a explosão do vulcão Unzen, no Japão. Só mais tarde revelaram que ambos tinham morrido (juntamente com quarenta e um jornalistas) intoxicados com as poeiras e cinzas (ao que chamamos de nuvem ardente ou nuvem piroclástica) que o vulcão Unzen libertou.
Vulcanólogos, Katia e Maurice Kraft.
Vulcão Unzen, Japão, 1991.
Disciplina: CN (Ciências Naturais) 16 de Fevereiro de