polpaçao kraft
1. INTRODUÇÃO
A madeira é uma matéria-prima formada de fibras em múltiplas camadas, ligadas entre si por forças interfibrilares e pela lignina que age como ligante. Para a separação dessas fibras, unidas por forças coesivas intermoleculares, é necessário despender uma certa quantidade de energia. A qualidade, as características e as utilizações da pasta produzida serão funções da quantidade de energia aplicada. Desse modo, pode-se definir o processo de polpação como sendo o processo de separação das fibras da madeira mediante a utilização de energia química e/ ou mecânica.
O cozimento alcalino iniciou em 1854, através do processo soda. Em 1884, foi patenteado o processo Kraft que, nada mais é do que uma modificação no processo soda, utilizado comercialmente, pela primeira vez em 1885 na Suécia, tomando impulso a partir de 1930 e predominando no mercado até os dias atuais. A palavra Kraft é de origem sueca e alemã que significa resistente.
2. OBJETIVOS
Normalmente num processo de cozimento procura-se atingir:
grau de cozimento; viscosidade; rendimento; teor de rejeitos.
2.1. Grau de Cozimento
Indica até que ponto conseguimos separar a lignina das fibras durante o cozimento. É usualmente medido através de testes químicos de laboratório que indicam o número Kappa, número de permanganato ou outro similar. Basicamente, estes dois parâmetros são calculados a partir da oxidação da lignina contida em uma amostra de polpa pelo Permanganato de Potássio, em meio ácido. O grau de cozimento é a mais importante forma de se acompanhar o comportamento deste processo. Deve ser mantido tão estável quanto possível, devido a que suas variações vem sempre acompanhadas por queda no rendimento ou aumento no teor de rejeição, além de outros inconvenientes importantes.
2.2. Viscosidade
As propriedades físicas do papel apresenta uma correlação muito importante com o estado físico das fibras. Estas, quando danificadas, degradadas por excessos no