N Mero Kappa
ANTRAQUINONA E SURFACTANTE PARA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO
KRAFT COM PINUS Spp.
Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Engenharia Florestal do Setor de Ciências Agrárias da Universidade
Federal do Paraná, como requisito parcial para obtenção do título de “Mestre em
Ciências Florestais”.
Orientador: Prof. Dr. Umberto Klock
CURITIBA
SETEMBRO – 2005
DEDICO
A todos que de alguma forma contribuíram para melhorar minha vida e meu trabalho.
AGRADECIMENTOS
A Deus por ter me fornecido o dom da vida, o dom da sabedoria e o dom da humildade, pois sem eles não chegaria ate aqui e por me fornecer à capacidade de continuar meu caminho, indo muito mais além.
Aos meus pais, Nelson e Marilene, por confiarem em mim, dando-me amor, educação, estrutura e incentivo para que eu pudesse chegar onde eu quisesse.
À Universidade Federal do Paraná (UFPR), em especial ao Curso de PósGraduação em Engenharia Florestal, pela oportunidade de realização do Curso de
Mestrado.
Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo auxilio financeiro na forma de bolsa de mestrado, fornecidos durante o segundo ano do curso de mestrado, pois sem esta, muitos objetivos não seriam alcançados.
Ao Professor Drº Umberto Klock por ter acreditado em mim, convidando-me a trabalhar como bolsista no Laboratório de Química da Madeira e Celulose e Papel na
UFPR, por ter se disponibilizado a me orientar na iniciação científica e no curso de
Mestrado e pela amizade, carinho e atenção dedicada ao longo destes anos.
À Professora Dra Graciela Inês Bolzon de Muñiz pela orientação não só no meio acadêmico, mas em todos os aspectos da vida, tornando-se não apenas orientadora, mas sim uma grande mãe/amiga.
À Servidora da Dionéia Calixto de Souza, Técnica do Laboratório de Hidrologia e Qualidade da Água da UFPR, pelas grandiosas ajudas, no meio acadêmico, profissional e na vida, tornado-se uma inesquecível amiga.
À Servidora Tânia de Barros Baggio,