os jovens da geração Y no Brasil
GESTÃO, COMPORTAMENTO DA GERAÇÃO Y
AUTORES
PERI DA SILVA SANTANA
UNINOVE - Universidade Nove de Julho perisantana@yahoo.com.br JANICE NATERA GONÇALVES GAZOLA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho janicenatera@terra.com.br INTRODUÇÃO
Em uma época na qual as mudanças socioeconômicas são constantes, faz-se cada vez mais necessária a utilização de metodologias de gestão que propiciem a sobrevivência das organizações. Em qualquer segmento organizacional onde se busque sobreviver, devemos ter a consciência da importância de se adotar novas estratégias de gestão para fazer frente aos novos tempos.
O cenário atual de competitividade que as organizações empresariais e entidades do Estado se encontram faz com que o seu foco principal seja atender às necessidades dos clientes (pessoas ou outras instituições).
Com o desejo de incrementar o desempenho operacional, diante de um mercado extremamente competitivo, as empresas procuraram adotar estruturas organizacionais mais flexíveis, utilizando tecnologias integradoras e redesenhando as suas cadeias de valor, com maior capacidade de adaptação e rapidez de resposta. Neste contexto o conhecimento do comportamento do consumidor representa elemento preponderante para o meio empresarial, conhecendo as necessidades e o comportamento do consumidor que certamente se transforma em vantagem competitiva.
Este estudo objetiva analisar os aspectos do comportamento do consumidor da Geração Y.
Este estudo caracteriza-se pelo levantamento bibliográfico como procedimento inicial, seleção da literatura de interesse, discussão do pensamento
2
encontrado a respeito do tema como fundamentação teórica e verificação dos fatos em confronto com a teoria, bem como a confrontação das respectivas definições.
3
1 - AS IDÉIAS DA PRODUÇÃO
Inicialmente descrevemos a evolução dos processos e ideias da produção, sendo que para entender o que se passa nos atuais processos de organização, fatos primordiais para