A experiencia de Paulo
COLOQUE REFERÊNCIA COMPLETA DE LIVROS E SITES PESQUISADOS
O livro de Atos dos Apóstolos é a continuação do evangelho de Lucas, que no início formavam uma só obra. Nele encontramos a caminhada da Palavra, o crescimento da Igreja, as Igrejas de Jerusalém, dos Helenistas, de Antioquia, entre outros destaques. Dentre os vários fatos narrados teve um que foi chamado de “Concílio de Jerusalém” ou “Assembleia de Jerusalém”.
Leia At 15,1-20 e responda entre 10 e 20 linhas toda a atividade (questões a,b).
a) Qual foi a controvérsia acontecida em Antioquia que fez com que Paulo, Barnabé e Tito (Gl 2,1) subissem a Jerusalém para resolver o problema?
A controvérsia era a questão de ser circuncidado para ser salvo e ter que seguir as leis de Moises, caso contrario não estariam debaixo da vontade de Deus.
b) Segundo Atos, qual foi a decisão tomada por Tiago para solucionar o problema?
Que o fato deles serem circuncidados ou não, seria requisito para serem salvos, mas que era necessário que eles não se contaminassem dos ídolos, das fornicações, do que é sufocado e do sangue, ou seja, do que era pecado, para que recebessem a Graça de Cristo.
ATIVIDADE DA AULA 08
COLOQUE REFERÊNCIA COMPLETA DE LIVROS E SITES PESQUISADOS
Paulo, fariseu zeloso da Lei, depois do apedrejamento de Estêvão partiu para Damasco para prender cristãos. No caminho teve uma experiência com Jesus Ressuscitado que o fez refletir por alguns anos sobre o farisaísmo, sobre a perseguição que fez, sobre o significado da Lei em sua vida, que por mais que ele se esforçasse não conseguia cumprir toda a Lei e, assim, alcançar a justificação. Na estrada de Damasco, sem esforço algum de sua parte, Paulo recebeu de graça exatamente aquilo que todo seu esforço de 28 anos não tinha conseguido alcançar: a certeza de que Deus o acolhia e o justificava. Após isso, tornou-se, junto com seus companheiros e companheiras, o maior missionário e pregador do Evangelho narrado no NT.
A