Os humores da língua: análises linguísticas de piadas
Nilce Helena da Mota
Em Os Humores da Língua: Análises Linguísticas de Piadas, o autor Professor Possenti, merecidamente reconhecido no meio acadêmico por suas pesquisas sobre análise de discurso e estilo, logo na introdução, deixa claro que considera interessante "as explicações linguísticas”, isto é, a descrição do que é especificamente linguístico na piada. Também discorre sobre o fator do riso desencadeado pela linguagem, na medida em que, não se limita a analisar os gatilhos provocadores do riso (o porquê da comicidade). Neste livro, ele propõe analisar os traços linguísticos das piadas, pois acredita que os linguistas poderiam ver nos chistes (ou piadas) as propriedades essenciais das línguas naturais, tanto de sua estrutura quanto de seu funcionamento.
No primeiro capítulo, além de explicar que as piadas são um material muito interessante por compreenderem temas socialmente controversos, por operarem com estereótipos e ser quase sempre um veículo de um discurso proibido, o autor sugere que elas são um ótimo objeto de análise para um estudioso da linguagem ou discurso por mostrarem um domínio complexo da língua.
O segundo capítulo trata dos lugares-comuns sobre as piadas, expondo, entre outras coisas, que não é novidade dizer que as piadas são culturais e que isto não contribui para a caracterização ou explicação delas. No terceiro capítulo, o autor argumenta, apresentando exemplos, que existem textos humorísticos que impõem uma leitura única, nos quais há a possibilidade de controle até público da interpretação.
No quarto capítulo, o autor mostra que rimos de algumas piadas devido à sua peculiaridade sintático-semântica. O quinto capítulo analisa alguns textos humorísticos restringindo a análise deles a um só fator de interpretação, o epilinguístico, que recobre qualquer operação ativa que o intérprete efetua sobre dados linguísticos, analisando-os de certo modo.
O sexto capítulo pretende demonstrar, através de exemplos e explicações, que o