Ambiguidades presentes nas piadas
CLARISSA MARIA GOMES MOTA*
FRANCISCA MARIANA CARDOSO COSTA**
RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de identificar os elementos que tornam uma piada com duplos sentidos, ou seja, piadas que possuem ambiguidades. As ambiguidades semânticas são expressões cuja interpretação remete a mais de um sentido; são flexibilidades da sintaxe exploradas para produzir efeitos semânticos. A semântica estuda o significado das palavras, pois conhecer o significado das palavras é importante, porque só assim o falante ou escritor será capaz de selecionar a palavra certa para construir a sua mensagem. Este artigo iniciou-se a partir da curiosidade de saber o porquê das piadas produzirem um duplo sentido nas palavras, com o incentivo da disciplina de Semântica de Língua Portuguesa com orientação da professora Leonildes, com algumas fundamentações teóricas como Possenti (1998), Kassandra e algumas outras teorias. O trabalho levanta algumas questões dos elementos ambíguos presentes nas respectivas piadas que produzem o humor.
PALAVRAS – CHAVE: Semântica, Ambiguidade, Piada.
1. Introdução
As piadas decorrem em uma breve história, no qual seu objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouvi ou lê, e isso vai depender do senso de humor de cada individuo porque o que pode ser engraçado para um pode não ser para o outro. É um recurso humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana.
Uma das maiores fontes humorísticas da língua é a ambiguidade, ou o conhecido duplo sentido. A má colocação das palavras em uma frase e o uso de palavras com mais de um significado são as formas mais utilizadas para provocar esse duplo sentido e, consequentemente, o riso.
"O que não pode faltar é um elemento que carreie uma ambiguidade relevante para o fulcro da piada" (...) O riso decorre do fato de que há uma passagem do texto que parece ter uma interpretação óbvia e, de repente, decobre-se que logo ela pode ter uma outra ainda