Observação de comportamentos da actividade fisica e desportiva
Licenciatura em Desporto
Pedagogia do Desporto
Docente: Vanda Correia
- A Observação de Comportamentos na Actividade Física e Desportiva -
Luís Romão, 39679
Márcio Martins, 42977
Tiago Caria, 43083
Ano Lectivo 2011/2012
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Pedagogia do Desporto e pretende-se mostrar de forma estruturada e sintetizada a observação de comportamentos na actividade física e desportiva, a sua importância, vantagens, limitações, dificuldades e os seus constituintes. O tema observação faz parte do capítulo da Implementação, assim como a comunicação, a instrução, a análise do processo de instrução – da prescrição à descoberta guiada, a demonstração, o feedback pedagógico e a avaliação. Todos estes temas contribuem para o ensino-aprendizagem do aluno/atleta, mas como já dissemos vamos focar-nos mais no tema: Observação.
Observar “qualquer coisa” não é só olhar o que se passa a nossa volta. Mais do que isso é captar significados diferentes através da visualização. Na verdade, “ver” não se limita a um olhar sobre o facto ou uma ideia mas, mais do que isso, atribui-lhe um sentido significativo. Se “vejo” a vida de um certo modo é porque tenho uma forma especial, própria, de a encarar, de lhe atribuir um sentido próprio.
Os profissionais do movimento humano – os professores de educação física e os treinadores desportivos – usam a observação para fazerem juízos sobre o comportamento (técnico, táctico, disciplinar, etc.) dos seus alunos e atletas. A par e passo eles, eles comparam a execução que observam com o modelo que possuem mentalmente, reconhecendo-se, genericamente, que o professor que não consegue “ver” as discrepâncias entre a execução do praticante e a pretendida, ficará diminuído na sua capacidade de intervenção.
A qualquer nível da actividade humana, a observação