Os gêneros textuais e o ensino da lingua portuguesa
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
AO CURSO DE LETRAS
ISAQUE LEVI BATISTA DOS SANTOS
OS GÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGESA
Cuiabá-MT
2012
ISAQUE LEVI BATISTA DOS SANTOS
Trabalho apresentado ao Curso de Letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Língua Portuguesa II: Leitura e Produção de Textos, Morfossíntaxe I, Estruturalismo e Sociolinguística, Teoria dos Gêneros Literários e Seminário II.
Orientadores: Professores do 2º Semestre de Letras Unopar.
Cuiabá-MT
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa analisar as diferentes caracterizações dos gêneros textuais, definindo-o e trazendo a tona à sua funcionalidade, bem como externando uma proposta de articulação entre leitura, escrita e análise linguística.
Será abordado a multifuncionalidade da sobredita temática no ensino do português, e também as suas reflexões na aprendizagem. Veremos por diversos ângulos a aplicação do gênero textual no caso concreto, como uma modalidade de ensino, que, contudo infelizmente, ainda não faz parte da grande curricular das escolas brasileiras.
Os gêneros textuais e o Ensino de Língua Portuguesa
Sabe-se que a linguagem é todo o meio de comunicação que utilizamos para transmitir uma formação tanto oral como escrita, por sua vez, o meio utilizado para transmitir a referida informação chama-se gênero textual, que pode ser uma conversa, e-mail, telefonema entre outros; tornando-se de tamanha importância que tal tema seja trabalhado nas escolas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais destaca que as praticas no uso da linguagem na escola