Os Filhos do analfabetismo - Emília Ferreiro
Graduandas: Nívea Alves Corrêa de Abreu e Tatiane Ferraz Medeiros Corrêa
Finalidade: Leitura e produção da escrita acadêmica
Disciplina: Língua Portuguesa: Conteúdos e Metodologias na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Professora: Sara Clementina Silva
Título: Os Filhos do Analfabetismo:
Proposta para a alfabetização escolar na América Latina
Objetivos Educacionais:
Seminário: Produção da Leitura e Escrita acadêmica
Classificação
1 - 2 – 3 – 4
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:
FERREIRO, Emília. Org. Os Filhos do Analfabetismo: propostas para a alfabetização escolar na América Latina. 2ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
INTRODUÇÃO:
O presente estudo trata da obra Os Filhos do analfabetismo de Emília Ferreiro, psicóloga e pedagoga argentina, autora que se tornou conhecida por suas pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita.
Neste livro a autora reúne as discussões feitas com educadores de diversos países da América Latina sobre a teoria e prática da alfabetização à luz de suas investigações sobre a aquisição da língua escrita. Esse encontro Latino-Americano foi realizado no México em outubro de 1987 e tinha como participantes pessoas comprometidas com defesa do direito à alfabetização de todas as crianças da América Latina. O foco das atenções foram àquelas crianças que mesmo tendo acesso às escolas públicas não se mantem nela por serem mal incorporadas a instituição e acabam sendo expulsas dela.
Ferreiro (1991) parte de duas constatações básicas para esse encontro. A primeira é que enquanto a escola primária não cumprir com eficácia o seu papel de alfabetizadora não se alcançará porcentagens elevadas e permanentes de alfabetizados. A segunda constatação é que a escola primária pública da região embora seja pobre e com professores mal pagos é a estancia alfabetizadora de maior peso.
Nesse encontro os participantes utilizaram, no contexto educativo, as recentes