APRENDIZADO SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO
Trabalho para composição de nota da disciplina psicologia da aprendizagem ministrada pela professora na turma 18 da Universidade vale do acaraú.
UMBUZEIRO – PB
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO............................................................................................. 4
2. DESENVOLVIMENTO................................................................................. 4
CONCLUSÃO............................................................................................... 6
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.................................................................
INTRODUÇÃO
Um dos nomes de maior influência, nas últimas duas décadas, sobre a educação brasileira é a psicolinguística argentina, Emilia Ferreiro, doutorou-se, sob orientação do biólogo Jean Piaget, na Universidade de Genebra. Emília continuou o trabalho de epistemologia genética de Piaget, estudando um campo que o mestre não havia explorado: a escrita.
Emilia desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma série de experimentos com crianças que deu origem às conclusões apresentadas em Psicogênese da Língua Escrita, assinado em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky e publicado em 1979.
De grande influência na educação brasileira, que podem ser vistas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em meados dos anos 80, a concepção de educação foi impactada pela divulgação de seus livros no Brasil.
Emilia é hoje professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, da Cidade do México, onde mora.
No presente trabalho será exposta a visão de Emília sobre aprendizado.
1. APRENDIZADO SEGUNDO EMÍLIA FERREIRO
Emilia, junto com Piaget, leva-nos à conclusão de que as crianças têm um papel ativo no aprendizado. Elas constroem o próprio conhecimento. O campo de estudo, inaugurado pelas descobertas a que chegou Jean