Trabalhos
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO
EMILIA FERREIRO
Objetivo:
Compreender e aplicar os métodos de Emília Ferreira, tendo compromisso com o desenvolvimento do aluno.
Introdução:
Formas tradicionais de ensino consistem em um método onde o professor transmite seus conhecimentos aos alunos e muitas vezes não está preparado para lidar com as dificuldades de entendimento das crianças sobre o verdadeiro significado do ler e escrever.
Quando a criança começa a aprender, geralmente são utilizados métodos mecânicos e de memorização, como a junção de sílabas e seus sons, fazendo com que a aprendizagem seja passiva e que não haja participação efetiva da criança na construção do conhecimento.
Para Emília Ferreiro, toda escrita feita pela criança deve ser considerada pois representa que seus esforços foram colocados no papel.
Emília Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientação do biólogo Jean Piaget, cujo trabalho é epistemologia genética (desenvolvimento natural da criança). Em 1974 Emília desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma série de experimentos com crianças, que deu origem em Psicogênese da Língua Escrita, em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky , publicado em 1979.
Ferreiro conseguiu em seus estudos desvendar formas de aprendizagem das crianças, que acaba por questionar os métodos tradicionais de ensino. Segundo a autora, o conhecimento da leitura e da escrita se dá de uma forma individual que pode acontecer dentro ou fora da escola, essa aprendizagem acontece por etapas que podem gerar avanços ou retrocessos, até que o código linguistico seja dominado. Também não se determina o tempo para alcançar esses avanços, e é de extrema importância saber respeitar o tempo de cada criança.
A aprendizagem não é provocada pela escola, mas pela própria mente das crianças, que constroem seus próprios conhecimentos. Elas chegam a seu primeiro dia de aula com um conhecimento que varia de