Aminoácidos
A industria alimentícia é uma das firmas onde mais se necessita atenção, e um ótimo controle de qualidade, visto que, qualquer erro no processo pode acarretar vários problemas, já que são substâncias que entrarão em contato com o nosso corpo.
A alimentação quando feita de forma correta nos permite o acesso a substâncias de extrema importância. As proteínas por exemplo, são macromoléculas formadas pelo conjunto de aminoácidos, que entre si, formam ligação peptídicas, na qual um dos aminoácidos perde um Hidrogêneo que estava ligado ao nitrogêneo, e o outro perde uma hidroxila que estava ligada ao carbono, e esse carbono, se liga com o nitrogêneo da outra molécula. Essa reação ainda forma uma molécula de água que é liberada. As proteínas tem importantes funções, como: estruturais, hormonais, de defesa, energética, enzimática ou condutora de gases.
Este trabalho visará aumentar o conhecimento sobre substâncias provenientes de alimentos e suas funções dentro do nosso corpo. Teremos como foco principal alguns aminoácidos como: Lisina, Histidina, Metionina pois estes, são aminoácidos de extrema importância e de fácil acesso em um dos pratos mais famosos no Rio de Janeiro, que é o arroz e feijão. Além destes, temos como exemplo a, glutamina, alanina, Leucina e glicina, que também são de extrema importância.
A glutamina é um aminoácido não essencial sintetizado a partir de outro aminoácido, dependendo das necessidades corporais. Esses aminoácidos que dão origem a glutamina podem ser: valina e isoleucina; ou até mesmo o ácido glutâmico. Possui papel importante na proteção imunológica como também no crescimento muscular já que a mesma possui a capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula assim a síntese protéica.
A Alanina é um aminoácido não essencial síntetizado principalmente a partir da glicólise, e a gluconeogénese. A Alanina atua no reconhecimento de substratos em sítios ativos ou de regulação de enzimas; também atua como