Os evangelhos
Mateus
Autor: Mateus
Data: Entre 58 a 70 d.C.
Público: Judeus de fala grega, para provar que Jesus é o Messias há muito esperado.
Jesus Cristo é mostrado como rei dos judeus, o Messias prometido nos escritos do Antigo Testamento.
Ao reunir doze seguidores dedicados, o rei Jesus coloca os fundamentos de seu reino. Durante três anos ele ensina seus discípulos a pensar, orar, confiar, amar e viver. Quando os lideres religiosos da época sentem- se ameaçados, o rei é assassinado. Jesus, porém, não permanece morto. Ele ressuscita dentre os mortos e, antes de subir ao céu, comissiona os discípulos e promete voltar e levá-los com ele para seu reino eterno.
Marcos
Autor: João Marcos
Data: Entre as décadas de 50 e 60 d.C.
Público: Gentios em geral e cristãos romanos em Particular.
Este evangelho mostra também que Jesus é o servo supremo e nos desafia a seguir seu exemplo, entregando nossa vida a ele a fim de salvá-la (8:34-35),Marcos revela o “segredo”por trás do ministério poderoso do Senhor: “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se , saiu de casa e foi pra um lugar deserto, onde ficou orando”(1:35).
Se havia alguém que não precisaria ter levantado cedo para orar, teria sido certamente ele – Jesus, o filho de Deus. Mas ele nunca cessou de confiar plenamente no Pai celestial.Sua principal prioridade era sempre intimidade com o Pai.
Esse deve ser também o nosso alvo.
Lucas
Autor: Lucas
Data: 59-63 ou 70-80 d.C.
Público: Um homem chamado Teófilo (“que ama a Deus”) e aqueles com quem ele compartilharia este livro.
O propósito de Lucas ao escrever esta narrativa detalhada, vivida cuidadosa e ordenada da vida, das prioridades, das atividades e dos ensinos de Jesus foi retratá-lo não só como Salvador do mundo, mas como um ser humano perfeito. Lucas enfatiza a missão heróica de Jesus. “O Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (19-10). A compaixão de Jesus pelas pessoas feridas e sofredoras nos inspira