Macambira
No texto “As Categorias Duplas”, Macambira explica que o infinitivo, o particípio, o gerúndio e os interrogativos-relativos pertencem a essas Categorias. Comprova tal afirmação quando cita a simultaneidade de cada caso, da seguinte maneira: o infinitivo é verbo e substantivo; o particípio é verbo e adjetivo; o gerúndio é verbo e advérbio; os interrogativos são interrogativo-relativo e conectivo oracional. É importante lembrar que os casos ocorrem no mesmo momento da fala expressa pelo texto. Vejamos alguns exemplos:
Ex. 1. Não consigo aprender piano de verbo passou para substantivo, é objeto direto de consigo, já como verbo o objeto direto é piano.
Ex. 2. Não quero comer goiaba. de verbo passou para substantivo, é objeto direto de quero, já como verbo o objeto direito é goiaba. Quanto ao texto em que Macambira ressalta os processos sintáticos, o autor informa que as funções sintáticas se manifestam de cinco maneiras: sistema posicional; sistema casual; sistema tonal; sistema preposicional; sistema semântico.
No sistema posicional: a posição antes, com relação ao verbo, indica o sujeito: a posição depois indica o objeto direto (ex. O lobo matou o tigre). É importante observamos que no sistema posicional, caso haja, uma mudança de posição ou seja de (suj.+verb.+comp.), para (comp.+verb.+suj.) a significação torna-e diversa, duvidosa ou confusa. Já em orações interrogativas (Ex. Quem o professor procura?) há duas posições antes: a imediata que denota o sujeito (quem) e a mediata (o professor) denota objeto direto. Também em algumas orações adjetivas, ocorre o mesmo fenômeno sintático ao das orações interrogativas.
Macambira enfatiza a exceção especial que atinge os interrogativos-relativos, uma vez que, as orações interrogativas e adjetivas são iniciadas por termos interrogativos o qual é o mais