“Os encontros e desencontros no processo de universalização do ensino público no brasil para a construção de uma sociedade justa e igualitária”.
DISCIPLINA: Sociedade e Educação
ALUNA: Anne Francilda Monteiro Reis
PROFESSOR: Alexandre Carneiro
ATIVIDADE FORMATIVA 4
“Os encontros e desencontros no processo de universalização do ensino público no Brasil para a construção de uma sociedade justa e igualitária”.
As mudanças tecnológicas e sociais ao curso no mundo contemporâneo são das mais diversas e notáveis: a sociedade e suas instituições estão diante de um novo cenário, novos tempos, novos conhecimentos a cada momento, alterando hábitos, valores e as formas de pensar, sentir e agir. Ora essas características estão imensamente presentes em um país de dimensões continentais como o Brasil. Em um país onde os contrastes regionais são tão elevados, o currículo e os sistemas educacionais pedagógicos encontram entraves no que diz respeito a sua estruturação homogeneidade. Os problemas educativos e as desigualdades sociais desempenham um papel inestimável no desenvolvimento cultural da população brasileira, embora o Brasil seja um dos países que mais promoveram mudanças e reestruturações em seu sistema de ensino, mudanças foram efetuadas na década de 90, na Constituição Federal com a aprovação da LDB e com a criação do FUNDEF. A implementação dos PCN’s complementam o quadro da arual política educacional vigente. Ao longo da historia do ensino no Brasil podemos notar uma visão elitista da educação. Podemos perceber o processo de escolarização como privilegio de um grupo. Somar todas as “regionalizações”do ensino brasileiro não é tarefa fácil. A partir de um processo de “democratização” do ensino é que se poderá evidenciar e combater as diferenças no sistema de ensino, universalizando o ensino e deixando o incluir/excluir grupos considerados fora dos padrões nacionais do ensino. Através de um currículo mais abrangente, poderá ser evitado a descontextualização do ensino. Uma escola maranhense não