Serviço social
Bruna Aparecida Cavagliero PINTO1
Maria Inês Teixeira YAMAMOTO2
Resumo
Este artigo tem como finalidade fazer um breve resgate histórico do Serviço Social e das leis e políticas que surgiram ao longo dos anos para os avanços e conquistas da profissão, que teve como finalidade transformar o Serviço Social caritativo em um trabalho coletivo rumo à equidade e diversidade social.
Palavras-chave: filantropia, código de ética, políticas públicas.
Introdução
Diante das transformações que vem ocorrendo na sociedade e devido ao capitalismo cada vez mais acirrado, o profissional do assistente social também passa por uma nova reconfiguração. A realidade social e o desenvolvimento teórico-prático põem a formação profissional em Serviço Social na cena contemporânea da sociedade brasileira. No primeiro momento falaremos brevemente do surgimento do Serviço Social no Brasil e no mundo e sua trajetória ao longo da década, o momento da virada em que o Serviço Social construiu um novo caráter profissional dentro da categoria.
No segundo momento iremos nos pautar na revisão do Código de Ética na década de 80 e o surgimento de discussões no interior da categoria na ética profissional, que passaram por grandes mudanças dentro da profissão, que ao longo da história passou a construir o novo Código de Ética de 1993.
Em seguida abordaremos a Contextualização da Política Nacional de Assistência
Social-PNAS e o grande salto na categoria com o surgimento da Lei Orgânica de
Assistência Social-LOAS, que veio com o propósito de assegurar todos aqueles que necessitarem da assistência, trazendo assim um novo campo que beneficiasse a categoria da classe trabalhadora, dando o surgimento da Seguridade Social. 1 Acadêmica do Curso de Serviço Social / FGN - CEUNSP. 2
Professora e Orientadora do artigo apresentado para o Trabalho de Conclusão de