Sistema nervoso
ORGANIZAÇÀO E COMPONENTES
A sobrevivência de organismos multicelulares depende de alguma forma, da regulação e coordenação das atividades de suas células.
O corpo humano apresenta cerca de 100 trilhões de células, e possui dois sistemas que atuam principalmente como meios de comunicação interna entre as células: o sistema nervoso e o sistema endócrino.
Monitorando e controlando a maneira pela qual as diversas funções do corpo se inter- relacionam, os sistemas nervoso e endócrino contribuem na manutenção da homeostase do corpo.
ORGANIZAÇÀO DO SISTEMA NERVOSO
Muito embora exista apenas um sistema nervoso, ele pode ser separado em várias partes, baseando-se em características funcionais e de localização.
Estruturalmente o sistema nervoso pode ser dividido em duas partes: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
O sistema nervoso central (SNC) consiste do encéfalo e da medula espinal. Ele está completamente envolvido por estruturas ósseas.
O SNC é o centro integrador e controlador do sistema nervoso. Ele recebe impulsos sensitivos do sistema nervoso periférico e formula respostas para esses impulsos.
O sistema nervoso periférico (SNP) está formado por todas as estruturas localizadas fora do sistema nervoso central. Estas estruturas compreendem os nervos e gânglios.
Os nervos conectam as partes do corpo e seus receptores como o sistema nervoso central e, os gânglios (grupos de corpos de células nervosas) são associados aos nervos.
O sistema nervoso periférico inclui 12 pares de nervos cranianos, que se originam do cérebro e do tronco do encéfalo, e que deixam a cavidade do crânio através de forames e, 31 pares de nervos espinais, que se originam da medula espinal e deixam o canal vertebral através dos forames intervertebrais.
Os pares de nervos espinhais incluem oito cervicais, 12 torácicos, cinco lombares, cinco sacrais e 1 coccígeo.
O sistema nervoso periférico pode