Os Efeitos Do Cigarro Como Agente Mutagenico
Em biologia, ação mutagénica é quando um agente altera o genoma de um organismo e, assim, aumenta o número de mutações genéticas acima da taxa de fundo natural. Esses agentes são geralmente compostos químicos ou radiação, prejudiciais para o bom funcionamento da célula e afetam de alguma maneira a sua saudável divisão.
A exposição humana aos denominados agentes mutagénicos, efetivos em causar danos ao material genético, constitui umas das grandes preocupações no mundo atual. Tais agentes estão relacionados com o desenvolvimento do cancro, , sendo conhecido também neste caso o carcinoma ( tumor maligno desenvolvido a partir das células do epitélio bucal), hoje considerado doença genética, uma vez que resulta de alterações em genes que controlam a proliferação e a diferenciação celular (proto-oncogenes e genes supressores de tumores), ou de alterações em genes comprometidos com os mecanismos de reparação do DNA. O Benzopireno, é o principal mutagênico presente nos cigarros de tabaco.
.Existem inúmeras anomalias nucleares, como por exemplo:
Cariorrexis: A kariorrexis define-se pela fragmentação do núcleo ou de partes deste, pois o invólucro nuclear nestas células anómalas é inexistente
Picnose: Esta anomalia provoca uma anormal condensação do núcleo, e caracteriza-se também por uma coloração do material genético muito mais intensa que o normal.
Cariólise: Ao contrário da Picnose, a Cariólise caracteriza-se por uma dispersão anormal do material genético ou até a completa dissolução da cromatina.
Micronúcleo: Quando uma célula apresenta, para além do seu próprio núcleo, mais núcleos, mas de menor tamanho que o original.