mutação genica
Em geral todos possuimos um conteúdo cromossômico que precisamos para o nosso crescimento, desenvolvimento e reprodução. Temos 46 cromossomos que se dividem em 23 pares, mas podem ocorrer algumas irregularidades causando alterações em nossa formação. Essas alterações são conhecidas como mutações gênicas e quando ocorrem carregamos as alterações durante toda a vida.
Para melhor entender este assunto, veremos a seguir o processo de mutação gênica e em especial destacamos o albinismo.
Mutação Gênica
As mutações genicas são mudanças estruturais nos genes, ou seja, uma alteração na sequencia de bases do DNA. Por exemplo: Uma mancha amarela na pele, quer dizer que a proteína sofreu uma alteração em sua sequência de aminoácidos (são os que servem para a formação de enzimas, anticorpos, hormônios, fornecimento de energia) o que acabou causando uma mudança em seu mecanismo de atuação, por conta disso ocorreu a produção de um pigmento diferente.
.
Fatores hereditários e ambientais
As mutações hereditárias são as que um indivíduo pode ser portador do gene afetado, mas não apresentar sintomas. No entanto, caso o indivíduo possua dois genes afetados a doença irá se manifestar. Caso o homem e a mulher sejam portadores, há uma hipotese de que quatro descendentes apresentarão o problema. As mutações não precisam ser apenas hereditárias, elas podem ser causadas por problemas ambientais. Por exemplo: A fumaça do cigarro, um fator que envolve o ambiente em que a pessoa está e com isso poderá gerar um câncer.
Tipos de mutação: (topico 4 da ap)
RAFAAAA, FAZ AI QUE EU N CONSEGUI ENTENDER BOSTA NENHUMA! =(
Mutações somáticas e germinativas:
As mutações somáticas ocorrem nas celulas somáticas (todas menos as células da reprodução) podem alterar qualquer característica no organismo mas não pode ser transmitida a qualquer descendente. As mutações nas celulas germinativas (São essas células que dão origem aos