Scilab
BENZOPIRENO
Muitos compostos aromáticos comprovadamente são agentes cancerígenos. Dentre eles, um dos mais potentes é o benzopireno, cuja fórmula estrutural é:
Raio X de pulmão com câncer. As áreas em vermelho são as atingidas pela doença.
Esse composto, liberado na combustão da hulha e do tabaco, é encontrado no alcatrão da fumaça do cigarro, pode ser relacionado ao câncer de pulmão, de laringe e de boca.
O benziopireno e outros aromáticos podem incorporar-se a carnes grelhadas sobre carvão (churrasco) e a peixes defumados.
O benziopireno é tão carcinogênico que pode provocar câncer em cobaias (ratos) pelo simples contato de uma região do corpo do animal, sem pêlo, com uma camada desse composto, pois suas moléculas interagem com o DNA das células causando uma divisão celular anormal. O perigo do Benzopireno
Novamente os hidrocarbonetos aromáticos entram em cena, desta vez os chamados HPAs (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos), família que apresenta dois ou mais anéis aromáticos condensados. E o benzopireno faz parte deste grupo.
| Imagem: www.quimicaensinada.blogspot.com | São formados durante a combustão incompleta dematerial orgânico, como a queima de madeira, carvão, fumaça de cigarro, fotocopiadoras etc. É nesse sentido que devemos tomar cuidado com o churrasco e com as frituras em geral. Os HPAs estão amplamente distribuídos no meio ambiente, eles podem ser absorvidos pela pele, por ingestão ou inalação. No preparo do churrasco a contaminação ocorre quando a carne entra em contato direto com a fumaça do carvão, com a grelha que foi