EFEITOS DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: AGENTES MUTAGÊNICOS, TERATOGÊNICOS E CARCINOGÊNICOS
INTRODUÇÃO
Vamos tratar neste trabalho, como são os agentes mutagênicos, teratogênicos e carcinogênicos, de onde eles vieram, o que eles provocam para o ser humano e para o meio ambiente e, também, quais os danos que cada agente causa.
Veremos também o que eles são capazes de promover e principalmente onde eles atuam. Mutações gênicas são mudanças repentinas que ocorrem nos genes, ou seja, é o processo pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações distinguem-se das aberrações por serem alterações a nível de ponto, envolvendo a eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA.
Fatores responsáveis por malformações congênitas, ou seja, por defeitos morfológicos ou funcionais que podem ser visíveis quando do nascimento ou que podem manifestar-se posteriormente. Os agentes teratogênicos atuam durante a gestação, i.e., na formação do novo ser vivo, produzindo anomalias. As radiações, as infecções maternas, o álcool, a nicotina, certos medicamentos e outras drogas são agentes potencialmente teratogênicos. No entanto, só de uma parte das muitas malformações congênitas se identifica o fator responsável, pois muitas resultam de vários fatores em simultâneo, designando-se de multifatoriais, ou são de causa desconhecida.
A carcinogênese consiste em um processo de alterações genéticas após contato celular com agentes físicos, químicos ou biológicos. Esta interação pode culminar em manifestações de fenótipos malignos celulares.
6
CAPÍTULO 1 - AGENTES MUTAGÊNICOS
Agente mutagênico é todo tipo de agente que quando exposto às células apresenta capacidade de gerar mutação. Em outras palavras, um dano no material genético (DNA) que não sofre reparação no processo de replicação celular, sendo passado para os descendentes.
1.1 Tipos de Agentes Mutagênicos
- Agentes químicos: diversas substâncias consideradas cancerígenas, que desempenham seu papel alterando as ligações químicas, ou até mesmo substituindo