Os donos do poder
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
OS DONOS DO PODER - ORIGEM DO ESTADO PORTUGUÊS
CAPITULO I
PROFFESSOR DANIEL WESTRUPP
Sociologia
Joinville – SC
2011
OS DONOS DO PODER - ORIGEM DO ESTADO PORTUGUÊS
CAPITULO I
Trabalho de Sociologia apresentado ao Curso de Administração de Empresas da Universidade da Região de Joinville-Univille para avaliação parcial no III bimestre, sob orientação do Professor Daniel Westrupp.
Joinville – SC
2011
SUMÁRIO
1. TITULO 04
2. INTRODUÇÃO 04
3. PALAVRAS CHAVES 04
4. FUNDAMENTAÇÃO 04
4.1 A guerra, o fundamento da ascendência dos reis burguesia comercial ascendente, e não por relativa autonomia política de senhores feudais 04
5. REFERENCIAS 06
1.OS DONOS DO PODER – ORIGEM DO ESTADO PORTUGUÊS CAPITULO I
2. INTRODUÇÃO
O poder sempre esteve concentrado nas mãos de poucos desde a formação social e política do Brasil. Faoro busca no seu livro “Os donos do Poder – formação do patronato político brasileiro” explicar que o poder sempre foi exercido por meio do que é chamado de “estamento burocrático”, revelando a contradição entre o processo de modernização do país, cujas bases são instituições “anacrônicas” e comandadas por um “estamento burocrático”. Este se fundamenta num sistema patrimonial do capitalismo politicamente orientado, que nem mesmo a pressão da ideologia liberal e democrática conseguiu quebrar, diluir ou desfazer. O “estamento burocrático”, segundo o autor, tem atravessado toda a história política brasileira, que, no caso da ausência do “quadro administrativo”, a chefia dispersa e assume caráter patriarcal, identificável no mando da pessoa do fazendeiro, do senhor de engenho e dos coronéis.
3. PALAVRAS CHAVES: Patrimonialismo; Alicerces Sociais; Liderança
4. FUNDAMENTAÇÃO
4.1 A guerra, o fundamento da ascendência dos reis burguesia comercial ascendente, e