os dizeres dos livros da biblia
Escritor: Moises Data: 1440 a.C.
Êxodo Êxodo se divide em 4 partes centrais:
(1º) A libertação dos Israelitas
(2º) A viagem até o monte Sinai
(3º) A aliança de Deus feita ao seu povo no monte Sinai, onde Deus lhes deu as leis morais, civis e religiosas.
(4º) A construção de um lugar de adoração para o povo de Israel e as Leis a respeito do sacerdócio e da adoração de Deus. Moisés Data: 1400 a.C
Levíticos Escritor: Moisés Data: 1445 a.C
Levítico estão as leis e os mandamentos que Deus mandou Moisés dar ao povo de israel, leis a respeito das reuniões de adoração, dos sacrifícios que o povo deveria oferecer a Deus, e dos deveres dos sacerdotes.
Números Escritor: Moisés Data: em 1450 – 1410 a.C. a jornada do povo hebreu rumo a terra prometida. O livro contém 36 capítulos, sendo que os primeiros 10 capítulos abrangem apenas os primeiros 50 dias da jornada, descrevendo como Moisés, sob instruções divinas, organizou o povo para a jornada do Sinai até a terra prometida.
O livro também é dividido em Leis (diziam como deveriam viajar, se organizar e o que fazer ao chegar na terra prometida) e Narrativas (histórias da jornada). Fala de duas gerações de israelitas, a que padeceu no deserto e a que entrou na terra prometida.
Deuteronômio – ignifica “2ª.LEI” – FaIa do Governo de Deus e o tema é Jesus, o Profeta. Autor é Moisés, em 1410 a.C. – Fala da constituição da teocracia de Israel, aborda sobre as bênçãos e maldições, os 10 mandamentos e os falsos profetas.
Josué – temos Deus guerreando pelos seus; uma resposta à imanência da metafísica.
Juizes – temos a constatação que precisamos de leis para não entrarmos em anarquia – ele evidenciam-se os processos políticos, sociais e religiosos do caos, é um livro de ciência política.
Rute – Deus cuidando de quem a vida foi dura e injusta. – resposta aos processos aleatórios da vida.
I e