2 Bim
Aluno (a): ___________________________________________________________ Turma: ___ no:___
Disciplina: Ensino Religioso – Ficha 3
Profª.: Janaina
Data: ____/____/2014
Bíblia:
A Escritura Sagrada
Ao estudarmos de forma mais aprofundada, no início deste ano, os primeiros textos da Bíblia, em Gênesis, pudemos observar que estamos lidando com um livro diferente, realmente especial.
Importantíssimo para o entendimento da nossa história enquanto parte central do Plano de Deus e, sobretudo, para a orientação e renovação da nossa Fé.
Nos últimos meses demos mais passos para compreender melhor a Sagrada Escritura, com suas origens, seus conteúdos, lições, contextos e finalidades. Aos poucos, vamos conquistando maior “intimidade” com a Bíblia e adquirindo mais facilidade para acessar suas mensagens.
Esta ficha apresenta, então, um apanhado do que vimos até aqui sobre o tema – nas aulas, através da pesquisa, dos exercícios, do trabalho em dupla e do documentário. Boa leitura!
Por que a Bíblia é tão importante?
A palavra Bíblia, ao pé da letra, significa “livrinhos", plural da palavra grega biblíon ("livrinho") que, por sua vez, é o diminutivo da palavra biblos ("livro"). Assim, a Bíblia consiste de uma coleção de livros menores, diferentes entre si.
A Bíblia é importante porque nos diz quem é Deus, o que Ele espera de nós, o que devemos fazer para sermos felizes. A palavra de Deus é significativa para cada um de nós, assim como o foi para nossos antepassados na fé. Ela é a fonte da nossa fé, como o foi para eles. Para chegar até o homem e transmitir a mensagem da salvação, essa palavra “encarnou-se”, do mesmo modo como a Palavra de Deus se fez carne para realizar a salvação do homem, a palavra de Deus se fez “o livro”, ou melhor, “os Livros” da Bíblia.
Os livros da Bíblia têm valor histórico e literário notável, mas seu valor fundamental está no testemunho de fé que oferecem a seus leitores. Podemos dizer que a Bíblia é como um álbum de família do