Historia 2 Bim
O iluminismo foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. Preocuparam-se em denunciar a injustiça, a dominação religiosa, o estado absolutista e os privilégios, enquanto vícios de uma sociedade que, cada vez mais, afastava os homens do seu “direito natural” à felicidade.
As ideias iluministas teve intensa repercussão em toda a Europa influenciou sobremaneira na Revolução Francesa, sendo que o iluminismo deu as bases para uma mudança de Regime político e econômico,ou seja, criou-se um novo rumo ao governo da Europa , libertando o povo da opressão e abrindo o caminho para o surgimento de uma classe emergente que era a burguesia e a mudança do regime monárquico para um regime político mais aberto por exemplo a república pregada por valtaire e Rousseau. Na América, o Iluminismo inspirou a independência dos EUA e contribuíram para que os Estados absolutistas da Europa patrocinassem reformas políticas. Essa política de reforma foi denominada despotismo esclarecido, caracterizada por projetos de modernizações e pela racionalização da administração. A relação entre o iluminismo e a independência veio através das ideias de John Locke que suas ideias baseavam se na existência de Leis naturais do contrato entre governantes e governados, da autonomia entre os poderes de Estado, do Direito à revolta e outras, consideradas pontos básicos da liberdade humana,ou seja, contra a arbitrariedade do governo.
Em Portugal a ideia teve as seguintes influencias: aumentou o controle do Estado sobre a economia, incentivou o comércio e as manufaturas, expulsou os jesuítas de Portugal e de suas colônias e procurou desenvolver uma educação leiga s em a influencia da Igreja.
Na Inglaterra foi de encontro à igreja e através dos pensadores John e Edward garantiram logo depois da revolução gloriosa que nenhum católico poderia tomar