Os diversos conceitos de cultura
891 palavras
4 páginas
Por meio de estudo feito pelos antropólogos a fim de definir as diferentes formas de culturas dos povos, podemos entender que cultura refere-se às formas de vida dos membros de uma sociedade ou de grupos dentro da sociedade. De um modo específico cabe aos antropólogos o estudo das culturas. Os seus aprofundamentos de estudo têm como base os valores como as crenças, idéias, símbolos, como objetos, e todo o conjunto construído operacionalmente, a partir da experiência, de técnicas, tecnologias e teorias em cada época histórica, e no modo de vida de cada ser humano. Franz Boas entendia a cultura como um sistema dinâmico, dotado de influências. Todo objeto pesquisado, em qualquer sociedade que seja, tem o seu valor contextual (VERGASTA, 2010). Assim, estudou círculos regionais e como cada cultura interferia na outra. Segundo Bronislaw Malinowski “A visão funcional da cultura repousa no principio de que em qualquer tipo de civilização, cada costume, objeto material, idéia ou crença, satisfaz alguma função vital, assim como certas tarefas realizadas representam uma parte indispensável para todo o trabalho” Para Edward Tylor cultura é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.
Lévi-Strauss buscou basicamente descobrir as relações mais profundas entre os elementos da cultura, ou seja, desvendar as estruturas que sustentam os valores e costumes e que explicam as semelhanças e diferentes entre as culturas. Ele diz que além da religião, fazem parte da cultura os modos de alimentar-se (“O cru, o assado e o cozido”, brilhante ensaio de Lévi-Strauss, mostra a variação dos procedimentos das tribos com o alimento), de vestir-se, de combater ou de seguir os rituais religiosos.
A antropologia cultural dedica-se primordialmente ao desenvolvimento das sociedades humanas no mundo. Um campo muito importante da