Masp
MASP (Metodologia para Análise e Solução de Problemas)
Introducao: A verdadeira função do controle da qualidade é analisar, pesquisar e prevenir a ocorrência de problemas e defeitos. Dentro do universo da gestão da qualidade,uma das metodologias utilizadas para auxiliar os gestores na identificação dos problemas é o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP). O mesmo tem como foco à identificação dos problemas e conseqüentemente elaboração de ações corretivas e preventivas de forma a eliminar ou minimizar os problemas detectados, conforme iremos apresentar a vocês agora. Conceito
Trata-se de um roteiro estruturado para resolução de problemas complexos em empresas, relacionados a produtos, processos ou serviços.
Etapas/ Passos do MASP 1. Identificação do problema: Definir claramente o problema e reconhecer sua importância. 2. Observação: Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista. 3. Análise: Descobrir as causas fundamentais. 4. Plano de ação: Conceber um plano para bloquear as causas fundamentais. 5. Ação: Bloquear as causas fundamentais. 6. Verificação: Verificar se o bloqueio foi efetivo. 7. Padronização: Prevenir contra o reaparecimento do problema. 8. Conclusão: Recapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro. Onde e porque usar o MASP:
O MASP se aplica a problemas complexos, problemas crônicos e problemas sistêmicos, como, por eexemplo, aqueles em que a empresa já fez de tudo para tentar resolvê-los, mas não teve sucesso.
O MASP caracteriza-se pela racionalidade, objetividade e otimização, ou seja, é um método com caminhos lógicos e definidos, que prioriza dados e fatos em detrimento de opiniões e que procura o maior benefício ao menor esforço.
Problemas que normalmente são ideais para aplicação do MASP:
1. São significativos (as questões são