Os diversos Conceito de Cultura
Exemplo: Missa - celebração da Eucaristia em várias partes – ritos, oração, comunhão (CULTURA IMATERIAL) pelo ministério de um sacerdote, feita no altar com o uso de velas, castiçais, cibório, cálice e etç. (CULTURA MATERIAL).
2 - Cultura Real/Ideal
Exemplo: Orientação sexual – a lei brasileira prevê a liberdade de orientação sexual e estipula sanções contra o preconceito (CULTURA IDEAL). Porém, isso nem sempre acontece. É comum a ocorrência de censura ou mesmo agressão contra pessoas que se manifestam através de comportamento homossexual (CULTURA REAL).
3 – Crenças/Valores e Normas/Símbolos
Exemplo: Festa do Divino – as festas do Divino, cuja origem vem de Portugal, são realizadas no dia de Pentecostes (50.º dia após a Páscoa) e visam ao culto do Divino Espírito Santo, que devota a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Durante três dias os devotos pagam promessas, fazem oferendas, rezam, realizam o “cortejo imperial” com uma missa festiva e festejam com danças e folguedos (NORMA). Nesses dias um cortejo conduzindo uma bandeira vermelha com uma pomba branca bordada e outros símbolos de devoção (SÍMBOLO) percorre as comunidades participantes. Durante as festas é comum encontrar os cortejos conduzindo os símbolos da devoção pelas comunidades participantes e há a crença que quem tocar a bandeira ou beijar a pomba do Divino nos dias de festa receberá uma graça do Espírito Santo (CRENÇA).
4 – Etnocentrismo/Relativismo Cultural
Exemplo: População indígena - Calcula-se que havia 1,5 milhão] de indígenas no Brasil do século 16, os quais somam hoje não mais de 350 mil. Desde a chegada ao Brasil, os portugueses tentavam catequizar indígenas, considerados bárbaros, não valorizando o modo de vida dos mesmos (ETNOCENTRISMO). Atualmente, a legislação em vigor estabeleceu áreas de proteção, visando à conservação dos costumes e modo de vida indígenas e ao respeito a sua cultura (RELATIVISMO