Renascimento
Renascimento foi um período da história marcado por significativas mudanças culturais, ideológicas e científicas, com passagem do feudalismo para o capitalismo. Ocorrido entre fins do século XIII e meados do século XVII. De uma forma geral, podemos dizer que a principal característica deste movimento foi o humanismo(conjunto de princípios que valorizavam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra, amor, liberdade, solidariedade, etc).Desta forma, o homem passou a se enxergar não simplesmente como um observador do mundo criado por Deus, mas sim como a principal expressão do mesmo.
Mesmo assim, não podemos dizer que o Renascimento foi uma ruptura brusca com os ideais da Idade Média, uma vez que as mudanças ocorridas neste período se iniciaram na Baixa Idade Média, com a ascensão da burguesia. A arte renascentista teve como temática principal o próprio ser humano e sua capacidade de avaliar o mundo ao seu redor. Tal característica envolveu a revalorização da cultura clássica e dos períodos de grande progresso científico e cultural das civilizações grega e romana. Os artistas geralmente retratavam a figura humana, cultivando um conceito de beleza típico de tais civilizações.
Pintura Na pintura, um dos principais traços do Renascimento foi a utilização do sombreado, recurso que reforçava a ideia de volume dos corpos. Outro fato importante desta fase da história da arte foi o início do emprego da tela e da tinta a óleo.
Características Gosto pela representação da figura humana: redescoberta do Homem e do indivíduo; grande originalidade e criatividade.• Temas– profanos: retirados da Antiguidade Clássica e do quotidiano; religiosos: inspirados no Antigo e Novo Testamentos; Retrato. Inovações– A pintura a óleo; A terceira dimensão; Geometrização; A proporção; As representações naturalistas.
Principais Pintores do Período
Sandro Botticelli (1445-1510) - os temas de seus quadros foram escolhidos