Os direitos Humanos
O direito do trabalho é um dos direitos humanos fundamentais reconhecido mundialmente e garantido expressamente pela Constituição brasileira. Justamente por ser um direito fundamental, o trabalho deve estar presente na vida das pessoas de modo digno e efetivo.
Vale lembrar que as relações de trabalho sofreram muitas transformações ao longo da história da humanidade, e hoje não mais se admitem situações degradantes para o trabalhador.
A primeira forma de trabalho foi a escravidão; as jornadas de trabalho eram intermináveis, havia a prática de castigos corporais e não havia nenhum tipo de respeito ao trabalhador, situação essa que perdurou por longo tempo na história.
Mais tarde, surgiram as corporações de ofício, por meio das quais os trabalhadores uniam-se e, assim, tornavam-se mais fortalecidos, conseguindo valorizar seu trabalho e desenvolver sua própria profissão.
O quadro mais próximo do que se conhece hoje veio com a Revolução
Industrial no século XVIII. Essa Revolução teve início na Europa, especialmente na Inglaterra, e gerou grandes transformações nas relações de trabalho. O trabalho acabou por se transformar em “emprego” e os empregados passaram a trabalhar por salários.
No final do século XIX, os trabalhadores eram vítimas de um regime de super exploração de sua mão-de-obra. Graças à atuação dos sindicatos, e com o apoio do movimento socialista, os trabalhadores começam a ganhar força e reivindicar melhores condições de trabalho, inclusive para jovens e mulheres.
Ainda assim, os abusos continuavam e os Estados (por meio dos governantes dos países) viram-se obrigados a intervir e encontrar meios de proteger os empregados. A partir de então, surgem as leis trabalhistas no mundo todo, que vieram inclusive a influenciar a legislação brasileira. Este movimento passou a ser reconhecido no Brasil a partir da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em
1943. Nesse cenário, o trabalho