os deuses devem estar loucos
O filme narra a historia de xismo, bosquímano do Kalahari, onde foi descobrindo a cultura diferente do seu habitat. Como sua tribo não conhecia nada de civilização, ao cair uma garrafa de coca-cola de um avião e atingir uma criança da tribo, ficam todos assustados. Mais como vieram do céu eles imaginam que aquela garrafa era presente dos deuses, pois era algo totalmente diferente do que tinham visto.
A curiosidade de saber como utilizar essa garrafa e todos queria ficar um pouquinho com ela acabou gerando intriga e fazendo com que eles pensassem que aquela garrafa era amaldiçoada, pois trouxe discorda e sentimentos de revoltas. Para que tudo voltasse como era antes, decidiram então, leva-la novamente essa garrafa ao mundo, e o escolhido para essa missão foi xismo.
Xismo se depara com diferentes culturas, a primeira que era seu habitat a bosquímanos onde ele achava que era o certo, viviam em bosque e sua alimentação era de caça e dependiam da natureza para sobreviver, a relação deles era de harmonia e coletividade. Não tinham conhecimento de leis havia apenas o líder que era o melhor caçador da tribo.
Nessa jornada, ele se depara com a sociedade Iswanos, é uma tribo africana que se organiza em grupo, vivem em colônia e cultiva a agricultura para seus sustentos, criam animais e dessa forma não caçam tanto, conforme o filme, quando aparece uma professora para melhorar o ensino eles sabem ler e escrever.
Já a sociedade Moderna, foi um susto para essa jornada de Xismo, pois existia transporte, tecnologia e tudo que se facilita a vida, a família era formada por pai, mãe e filho. Viviam em casas, campo e cidade, possuíam regras e leis e punição, O mundo era controlado pelo capitalismo onde o dinheiro era de grande riqueza.
Pesquisando um pouco sobre essa cultura Bosquímana, quase em extinção ainda se isola do mundo atual, mais para eles esse mundo é o perfeito. Lá não existe egoísmo, a comunidade participa e a ganancia do dinheiro e o capitalismo que