Os deuses devem estar loucos
Após a visualização do filme “Os Deuses devem estar Loucos” deparámos com as 3 diferentes culturas existentes no decorrer do filme.
A primeira sociedade, à qual pertence a personagem principal do filme “XI” da Tribo Bosquímano. Os bosquímanos habitam numa zona extremamente seca do kalahari, completamente isolados da civilização actual e de outras comunidades indigenas. É uma tribo que mantem ainda costumes muito arcaícos, que acredita nos deuses e têm um enorme respeito pela natureza, sendo uma sociedade recolectora que vive fundamentalmente da apanha de frutos e fungos, são também caçadores. Os bosquímanos caçam com arco e flecha embebida numa substancia que induz as suas presas num sono profundo, o caçador bosquímano então apróxima-se da presa, pede-lhe desculpa e explca que a sua familia precisa de carne para sobreviver, só então mata a presa enquanto esta ainda dorme. As mulheres da tribo bosquimano tratam de tarefas domésticas no acampamento, cuidam das crianças, etc. A outra sociedade é a Botsuana uma sociedade completamente sedentária e que já pratica a agricultura, já tem contacto com os “novos meios” adquiridos a partir da industrialização.
A terceira sociedade é a industrializada, é a sociedade de hoje em dia, é o mundo onde vivemos e adquirimos as nossas rotinas.
Durante o filme essas três sociedades juntaram-se a partir de um único homem, Mpudi, este era um fiel companheiro de Mr. Stein, que lhe ajudava e tudo o que podia. Mpudi foi um grande pilar para toda a complicação que foi decorrendo contra XI, não só porque o entendia, e sabia comunicar com ele mas também porque compreendia a sua sociedade, chama-se a isso ser-se Mediador Cultural.
E só o facto de ele ter essa capacidade fez com que um mal entendido que o levou Xi a ser preso, fosse resolvido e esclarecido fazendo a que este sofresse uma pena reduzida e fizesse trabalho condicional para completa-la.
Uma das coisas que