os desafios do ensino no brasil
História no Brasil
Renato João de Souza1
João Ricardo Ferreira Pires2
A
tualmente, vêm-se discutindo importantes questões acerca do ensino de História no Brasil, seus desafios, limites e, principalmente, como melhorar seu desenvolvimento prático na sala de aula. Num contexto onde a educação passa por vários problemas estruturais, suas práticas precisam ser repensadas e melhor adaptadas. Discutir seus objetivos, seus métodos e, especialmente, sua ligação com o universo acadêmico torna-se um imperativo se queremos melhorar o ensino e aprendizagem da disciplina no País.
Aqui apresentaremos um breve histórico do ensino de história no Brasil, desde a chegada dos europeus até as discussões atuais, acerca dos novos objetivos que a disciplina adquiriu no atual momento de consolidação democrática. Pensaremos ainda na importância de ampliação dos diálogos entre o conhecimento escolar e o acadêmico, pois se há questões que os diferenciam, há vários pontos em que se encontram, ou pelo menos deveriam se encontrar.
BREVE HISTÓRICO DO ENSINO DE
HISTÓRIA NO BRASIL
O ensino de História no Brasil é marcado tanto pela historiografia e suas mudanças como também pelas características sociais e políticas de cada tempo. Assim, ao longo de cada época, tanto no âmbito escolar como no meio aca-
1
2
dêmico, as transformações são constantes.
No período colonial, a educação desenvolveu-se muito pouco ficando a encargo da Igreja, especialmente da Companhia de Jesus, principal ordem religiosa atuante nesse período.
Assim, a educação, além de muito restrita, era diretamente vinculada às ideias religiosas. A história ensinada era quase unicamente história bíblica ou hagiográfica. Era na verdade uma matéria encarregada de ajudar na catequese e na formação de uma moral católica.
O surgimento da História enquanto ciência, no século XIX, vai favorecer sua regulamentação como disciplina escolar. É neste contexto que vão surgir os