CONCEITOS BÁSICOS DE CIÊNCIA POLÍTICA
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - EAD
ALUNO: ALEXANDRE MOREIRA BOAVENTURA
MATRÍCULA: 201274003B
TAREFA – SEMANA 1
CONCEITOS BÁSICOS DA CIÊNCIA POLÍTICA
PODER
Tarefa apresentada à disciplina de
Filosofia e Ética, do Curso de Administração Pública.
Juiz de Fora
2013
1. Diferencie Ciência Política X Filosofia Política.
Resposta: A Ciência Política tem como objetivo tratar da questão do poder e do Estado, no que tange aos fenômenos políticos e da atividade política em geral, desta forma, faz a análise política através de método experimental, observação, hipóteses e experiências, de como as lideranças se articulam em relação ao poder que venham a exercer.
A Filosofia Política pode ser entendida como um campo da filosofia, que faz a análise e reflexão do comportamento da política, com a busca da legitimidade do poder, onde projeta e descreve um modelo ideal de formas de governo e Estado ideias, de forma que seus pensadores procuravam uma idealização racionalista em relação ao conceito de “ótima república”, citado por Bobbio (2000).
2. O Poder é formado por 4 elementos: sujeito, objeto, meio e fim. Defina esses elementos com suas palavras e relacione-os com o poder que é exercido no ambiente das repartições públicas.
Resposta: Dentro do conceito fundamental de poder tratado na disciplina, seguem as definições:
Sujeito: relativo a quem exerce o poder. Pode ser identificado como o emanado pelo chefe da repartição.
Objeto: relativo a quem sofre a influência do poder emanado pelo sujeito. Identificado em relação aos demais funcionários subordinados.
Meio: Bem ou recurso utilizado pelo sujeito no exercício do poder. Como exemplo cito os regulamentos e leis a que estão sujeitos os funcionários, incluído o chefe por seus superiores.
Fim: relativo à finalidade do uso do poder pelo sujeito para com o