historia antiga
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em História - EAD
Unirio/Cederj
AD 1 – 2012.1
Disciplina: História Antiga
PRISCILA FERNANDES PEREIRA.
“A Comemoração da Vitória: O Banquete Triunfal Assírio por Kátia Maria Paim Pozzer”
Miguel Pereira
2012
“A Comemoração da Vitória: O Banquete Triunfal Assírio por Kátia Maria Paim Pozzer”
Fichamento elaborado como requisito de obtenção de nota parcial da disciplina História Antiga, pelo curso de História a distância da UNIRIO.
Miguel Pereira
2012
POZZER, Kátia Maria Paim. A Comemoração da Vitória: O Banquete Triunfal Assírio. In: Anais do século XXVI Simpósio Nacional da História – ANPUH. São Paulo, 2011, pp. 1 -14.
O texto trata da região da Assíria, que se localizava na Alta Mesopotâmia, e tem por objetivo compreender a relação entre religião e os conflitos militares, através da representação de símbolos nos relevos sob pedra, que foram de grande importância para a constituição do Império neoassírio, um dos grandes reinados da Antiguidade.
A cultura, a civilização e a arte assíria dependeram basicamente dos acontecimentos ocorridos em conflitos militares. Uma de suas manifestações artísticas mais importantes foi o relevo sobre pedra, porém seis reis assírios deixaram o baixo relevo recobrir as paredes do palácio, por esse motivo essa manifestação foi mais utilizada.
Segundo a autora “ A prática cultural de criação desses relevos monumentais esta associada ao momento político de construção de grandes impérios. A maioria das cenas representadas evocam a guerra e as campanhas militares empreendidas pelos assírios contra seus inimigos.” (POZZER, p.2).
Os Relevos nos Palácios