os desafios de fazer-se leitor
Natalia Perez Bellucci – 3º ano A/ Pedagogia.
O filme conta a história de um músico bastante talentoso, que passa por algumas dificuldades financeiras e resolve assumir a função de professor de musica em uma escola pública dos EUA, no inicio dos anos 60. Pouco motivado e sem a menor vontade de prolongar a nova carreira ele passa a questionar a estrutura em que a sua disciplina sempre foi trabalhada com as criança e passa a reformular seu planejamento, para que aquele espaço seja mais agradável para ele e para os estudantes que ele passa a receber.
Logo após o primeiro mês como professor, sua esposa descobre uma gravidez e a profissão temporária passa a ser a sua única possibilidade a partir do desafio de ser pai, o que acontece concomitantemente a esse processo, é que Mrs. Rolland passa a gostar muito da sua função, e aproxima-se na gestão e dos estudantes, passando a ser um professor comprometido e inovador, muito querido pela comunidade escolar.
Após o nascimento de seu filho, em uma apresentação da fanfarra escolar, um estrondo bastante alto chama a atenção da esposa do professor, que percebe que seu filho não escutou a nenhuma das movimentações da rua, nem da banda e muito menos ao estrondo, o que a leva a um consultório médico para procurar ajuda, o que eles encontram é uma estrutura conservadora que é contraria a língua de sinais.
Os desafios de ser pai de um filho surdo e ter muita dificuldade de se comunicar com ele, somado a todas as atribuições de professor e compositor, uma crise tanto no casamento como pessoal começa para Mrs. Rolland, que cede a um pedido de sua escola e matricula o filho em uma escola bilíngue. A questão é que a relação com seu filho fica cada vez mais complicada na medida em que Rolland não se interessa pela língua de sinais e pouco se desenvolveu na comunicação com seu filho, que agora já adolescente e esta cansado de ser tratado como um incapaz pelo pai.
Percebendo que