Os desafios da diferença: vencendo os obstáculos
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
MARYLUCE CERQUEIRA DE SOUZA VIANA
OS DESAFIOS DA DIFERENÇA: VENCENDO OS OBSTÁCULOS
Ensaio acadêmico apresentado como requisito parcial da disciplina “Antropologia e Educação: Diversidade e Inclusão Social no Brasil”, sob a responsabilidade do Prof. MSc. Gustavo Henrique Araújo Forde, do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo.
VILA VELHA
MARÇO - 2012
OS DESAFIOS DA DIFERENÇA: VENCENDO OS OBSTÁCULOS
Não é porque certas coisas são difíceis, que nós não ousamos. É justamente porque não ousamos, que tais coisas são difíceis.
(Sêneca)
Introdução:
Este ensaio foge da tradicional problematização do fracasso escolar e de outros problemas, pois tem como foco uma experiência exitosa com alunos de uma escola de ensino fundamental, localizada em um bairro periférico.
Objetivando enfrentar o grande desafio de atenuar as desigualdades presentes na escola, pela segunda vez, um grupo de profissionais, liderados pelo diretor e pela pedagoga, resolveu oferecer a alguns alunos a oportunidade de superar problemas como a dificuldade de aprendizagem, defasagem idade/série, entre outros.
Dessa forma, apresentamos essa experiência neste ensaio que está dividido em 3 partes. Em primeiro lugar caracterizamos a comunidade escolar. Em segundo, apresentamos a metodologia e por último, tecemos as considerações finais.
1. A comunidade escolar
A escola situa-se no Bairro Bonfim, foi fundada em 1968 e funciona em três turnos. Atualmente atende 580 alunos, sendo a maioria moradora do próprio bairro e das adjacências. Os alunos, em grande parte, são oriundos de famílias de baixa renda, nas quais os pais trabalham em empregos menos valorizados aos olhos da sociedade, como: empregados domésticos, auxiliares de serviços gerais, trocadores(as),