resenha
SOMOS TODOS DIFERENTES/ COMO ESTRELAS NA TERRA
O filme é uma dramatização, feito na Índia lançado no ano de 2008, com tempo de duração de165 minutos. Direção: AAMIR KHAN, Título original: TAARE ZAMEEN PAR/ STARS ON EARTH, Studio/ distribuição: AAMIR KHAN PRODUCTIONS.
O filme conta a historia de Ishaan, um menino de oito anos, que sofre de dislexia. Ele vive na Índia com seus pais e o irmão mais velho. Estuda numa escola que usa métodos educacionais tradicionais e seu irmão é o melhor da turma enquanto que Ishaan não consegue realizar nenhuma atividade. Ele é um menino sonhador que transforma tudo em fantasia e para ele as letras estão sempre dançando e por isso, não consegue ler, mas, seu pai e professores são muitos severos, alegando desinteresse e pirraça por parte do menino.
Por não conseguir aprender, é transferido para um colégio interno por indicação de um amigo de seu pai.
Com depressão e carência afetiva, o garoto se recusa a fazer as atividades mas, há um professor de artes substituto que ensina de forma diferente e divertida e tem experiência com crianças com N. E. E. Ele desperta a atenção para o caso de Ishaan procurando a família e ao ver os trabalhos do menino, fala sobre dislexia. Até este momento, ninguém tinha percebido o problema do menino. Seu pai contesta e o professor lhe convence dizendo que’’ cada criança tem habilidades únicas’’.
Na escola, o professor fala do caso do menino com o diretor, que logo quer se livrar do aluno, alegando que os professores não terão tempo disponível para ensiná-lo e que terá que mandá-lo para uma escola especial, mas o professor argumenta dizendo que conseguirá.
Aos poucos, com muita dedicação, Ishaan vai confiando no mestre e vencendo os desafios por ele criados e consegue vencer um concurso de artes livre, promovido pelo professor sendo aplaudido de pé por todos.
Nas férias, seus pais vão buscá-lo no colégio e seus