Ciencias naturais
Sistema Reprodutor Feminino
2ª UNIDADE- SEXUALIDADE E TRANSMISSÃO DA VIDA
2.4- Morfologia e fisiologia do sistema reprodutor feminino
Ao contrário de que acontece no homem, na mulher o sistema reprodutor é independente do sistema urinário. Por outro lado, o sistema reprodutor feminino é mais complexo, encontrando-se a maioria dos seus órgãos no interior do corpo humano.
Como é constituído o sistema reprodutor feminino?
Os órgãos que constituem o sistema reprodutor feminino podem ser divididos em três grupos: ● GÓNADAS- ovários.
● VIAS GENITAIS- Trompa de Falópio, útero e vagina.
● ÓGÃOS GENITAIS EXTERNOS- vulva.
Fig.1
Ovários – gónadas femininas. São do tamanho e forma de uma amêndoa e situam-se de um e de outro lado do útero, produzindo mensalmente um ovócito. Além dos ovócitos, os ovários produzem hormonas sexuais femininas (estrogénios e progesterona), responsáveis pelos caracteres sexuais secundários.
Trompas de Falópio - canais flexíveis e estreitos que conduzem o ovócito ou o ovo (se tiver ocorrido fecundação) até ao útero.
Útero – órgão oco formado por tecido muscular e esponjoso. È revestido internamente por um tecido vascularizado, rico em glândulas – o Endométrio – Quando ocorre a gravidez, é no útero que decorre o desenvolvimento do embrião.
1
Vagina - canal com paredes elásticas que liga o útero ao exterior. A entrada da vagina é protegida por um hímen. A vagina é o local onde o pénis deposita os espermatozóides durante a relação sexual e por onde ocorre a saída do bebé, durante o parto.
Vulva - único órgão genital feminino externo. É constituído pelas seguintes estruturas:
Grandes lábios; pequenos lábios; clítoris.
Como funciona o sistema reprodutor feminino?
Ao contrário do homem, a mulher não produz células sexuais. Com efeito, num recémnascido do sexo feminino, já existem as células sexuais na sua totalidade, localizadas em estruturas especializadas