Os Cinco Reinos Dos Seres Vivos
Atualmente consideramos a existência de cinco reinos: Monera,
Protista ou Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia. Essa classificação foi proposta pelo pesquisador Whittaker em 1969 e até hoje é uma das mais aceitas e estudadas no ensino fundamental e médio.
Reino Monera
O reino Monera é um grupo com seres bastante simples. Todos os integrantes são formados por apenas uma célula
(unicelulares) e esta não apresenta núcleo definido (célula procariótica).
Alguns representantes são capazes de produzir seu próprio alimento ( autotróficos), enquanto outros precisam tirar seus nutrientes de outros organismos vivos
(heterotróficos). Estão incluídas nesse grupo todas as espécies de bactérias e cianobactérias. Reino Protista
O reino Protista ou Protoctista, diferentemente do reino Monera, não apresenta indivíduos com células procarióticas, sendo todos os representantes eucarióticos. Nesse grupo encontramos seres unicelulares e multicelulares e também organismos com nutrição autotrófica e heterotrófica.
Esse reino possui organismos bastante diversificados, e muitas pessoas costumam dizer até mesmo que nele estão agrupados os seres que simplesmente não se encaixam em outros reinos. Como representantes, podemos citar os protozoários e as algas.
Reino Fungi
O reino Fungi apresenta organismos unicelulares ou multicelulares e com célula eucariótica. Todos os representantes, diferentemente dos reinos acima, são heterotróficos, ou seja, incapazes de produzir seu alimento. Essa é a principal característica que permite distinguir esse grupo das plantas. Estão incluídos nesse reino todos os cogumelos, bolores e leveduras.
Reino Plantae
O reino Plantae é