Por Que Ser Professor 1
Edilane Ribeiro Barbosa
Leandra Cunha dos Santos
Maria Márcia Santos Cabral
Ser professor é mais do que ensinar a ler e a escrever é ter um compromisso com a sociedade na formação de cidadãos.
Porém, hoje observamos que são dados vários papeis para a escola, muitos deles não sendo de competência desse universo.
A sociedade atual afeta a escola, transferindo a esta, e, principalmente, aos professores, um número cada vez mais de funções, as quais muitas vezes não estão preparados e/ou não possuem competências necessárias para exercê-las e, muitas vezes, são funções não relacionadas diretamente com a nossa profissão. (FERREIRA, 2003)
Os professores têm um importante papel na formação de cidadãos e nos processos de transformação de uma sociedade crítica e de valores, por isso essa profissão vai além das teorias e das práticas de ensinar.
Porém, nos últimos anos podemos observar que cada vez menos os jovens querem ser professores, e isso é um reflexo da desvalorizada socialmente, da má remuneração, da rotina desgastante e das precárias condições de trabalho que hoje um docente enfrenta.
Entender os motivos pelos quais levaram profissionais da educação, na ativa, a escolher a profissão de professor.
Relatar os motivos pelos quais os professores continuam no exercício da docência, mesmo com todos os problemas enfrentados para exercer a profissão.
Relatar, segundo o ponto de vista dos próprios professores, quais são as importâncias dessa profissão para a sociedade.
Para fazer esta analise qualitativa foi elaborado um questionário com três perguntadas subjetivas.
O questionário foi enviado por meios de redes sociais (whatsapp e face book) e por email para 14 professores, ativos, que trabalham em instituições públicas e privadas da capital alagoana, Maceió, tanto no ensino fundamental I e II como no ensino médio.
Questionário
1 - O QUE LEVOU VOCÊ A SER PROFESSOR
(A)?
2 - POR QUE