CARACTERISTICAS DOS REINOS
567 palavras
3 páginas
INTRODUÇÃO: Com o avanço das pesquisas e a descoberta de milhares de novos seres, especialmente microrganismos, atualmente os biólogos utilizam a classificação de Whittaker ( 1959-1969) que determina os cinco reinos. Antigamente, os seres vivos eram agrupados em dois reinos apenas, o animal e o vegetal. Posteriormente, novas classificações foram surgindo com o avanço da tecnologia. Um dos primeiros a quebrar a dicotomia , planta/animal foi Haeckel, um defensor das ideias de Darwin (1866), na qual foi proposto um terceiro reino, Protista, apresentando relações evolutivas entre os grupos de seres vivos, utilizando uma árvore da vida ( figura 1). Já o sistema de três reinos mostrou-se deficiente em virtude das diferenças entre as células procarióticas e eucarióticas. Copeland (1956) propôs um sistema classificatório baseado em quatro reinos, procurando valorizar não só a diferença entre seres procariontes e eucariontes, bem como a existência, ou não, de tecidos na organização corporal (figura 2).
O principal problema da proposta de Copeland é o Reino Protoctista, pois ele perde em unidade e clareza de definição em relação aos três outros reinos.
Na tentativa de solucionar os problemas anteriores, Robert H. Whittaker ( 1959/1969) lançou uma versão mais completa, a classificação dos seres vivos em cinco reinos (figura 3). Lynn Margulis e Karlene Schwartz ( 1982) publicaram a 1ª edição do livro “Cinco Reinos”, que teve a edição traduzida para a língua portuguesa em 2001. Outras propostas foram surgindo, como a de Woese (1977) que separa os procariontes em dois novos grupos, as arqueobactérias e o das eubactérias. Novas ideias apareceram dividindo os seres vivos em três domínios ou super- reinos: Archaea, Bacteria e Eucarya. O domínio Archaea agrupa as arqueobactérias, o domínio Bacteria inclui as eubactérias e o domínio Eukarya compreende todos os seres eucariontes, incluindo oito reinos nos quais estão inseridos os protozoários, as algas, os fungos, as