Diarreias bacterianas e não bacterianas
CALDAS DE VIZELA
UNIÃO EUROPEIA
FUNDO SOCIAL EUROPEU
Módulo 5: A Patologia da Criança.
Diarreias bacterianas e não bacterianas
Introdução
Como alunos do curso profissional de Técnico de apoio à infância, na disciplina de Saúde infantil, foi-nos proposto um trabalho cujo o tema é “Diarreia bacteriana e diarreia não bacteriana”.
Ao longo deste trabalho iremos abordar quatro tipos de diarreia, que são:
Rotavirus, Norovírus, Salmonellas e Shigellas, assim comos as causas, sintomas e tratamentos destas.
Diarreias bacterianas
Definição- As diarreias por infeções bacterianas são os casos mais grave de diarreia. Na diarreia bacteriana, normalmente, a infeção com a bactéria ocorre a partir de alimentos contaminados ou bebidas (intoxicação alimentar).
Causas de diarreia causada por infeções bacterianas:
Em casos mais graves, as fezes podem conter muco, pus ou sangue . A maioria dessas infeções são associadas com surtos da doença local. Os membros da família ou outros comem os mesmos alimentos e podem ter doenças similares.
Salmonelas e shigella são as causas mais comuns de diarreia bacteriana.
As causas menos comuns são a Escherichia coli (componente chamado de E coli ) e
Yersinia , listeria , são outras espécies de bactérias.
Sintomas
Destas infeções bacterianas resultam sintomas graves, muitas vezes com vómitos, febre e cólicas abdominais intensas ou dor abdominal . Os movimentos intestinais ocorrem com frequência e podem ser aguadas.
Diarreia por salmonellas
A salmonelose é uma infeção com a bactéria Salmonella. A maioria das pessoas infetadas com Salmonella desenvolver diarreia, febre, vômitos e cólicas abdominais, de 8 a 72 horas após a infeção. Na maioria dos casos, a doença dura 4-7 dias, a maioria das pessoas afetadas recuperam sem tratamento. No entanto, em algumas pessoas, a diarreia pode ser tão severa que o paciente se torna perigosamente desidratado, e deve