Resenha do filme Evidencias de um crime
Essa resenha crítica feita com base no filme Evidências de um crime tem como destaque a corrupção, mais especificamente entre os policiais. Esses que deveriam agir de acordo com a lei protegendo os cidadãos criam um mundo paralelo com suas próprias regras obtendo vantagens e recursos financeiros ilegais. O filme destaca ainda como funcionam essas regras dentro desse grupo, onde uma delas deveria ser a lealdade para com o outro principalmente em situações não lícitas.
Evidências de um crime
O filme mostra uma rede de corrupção que envolve do mais simples policial a mais alta hierarquia no comando. Nessa trama há um homem com uma profissão incomum, onde suas atribuições é limpar vestígios de quaisquer tipos de mortes. E a princípio o que parecia ser mais um serviço faz com que lembranças ressurjam o atormentando novamente, trazendo a tona lembranças do seu passado corrupto.
Esse aspecto da corrupção que é a parte central do filme quebra a imagem de que os EUA é um país perfeito, onde suborno e tráfico de influências não são usados pelo sistema para conseguir algo.
Ainda nesse âmbito pode-se observar um estranho código de conduta interna que se mostra a margem da legalidade entre esses policiais. Mas é contraditório pensar em um código de conduta entre pessoas corruptas. Isso porque analisamos não só do ponto de vista do que é lícito ou ilícito, mas também do ponto de vista moral.
A moral não é una, ou muito menos tem um conceito definido. O que há ás vezes e um consenso, uniformidade de opiniões da maioria da coletividade. A moral na verdade é subjetiva, pois cabe ao indivíduo fazer algo ou não de acordo com sua inclinação pessoal mesmo que pertença a um grupo social. Logo na visão daquele grupo social (policiais) por mais que estivessem agindo em desconformidade com a lei, ainda sim viam com normalidade a postura que tinham em relação a receber subornos em dinheiro e encobrir crimes cometidos por outros