Os cinco modelos de capitalismo
PÓLO EXTREMO MERIDIONAL - UAB
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
OS CINCO MODELOS DE CAPITALISMO
GEOGRAFIA ECONOMICA
Santa Vitória do Palmar, RS, Brasil
2014
1) Em termos de questões sociais, por que verificamos a emergências de modelos diferenciados de capitalismo?
Em cada modelo de capitalismo e de Estado, as formas de organização a produção ao nível da empresa são diferentes, o papel do Estado é diferente, as instituições são diferentes, e os valores básicos são diferentes. Mas há sempre uma demanda de democracia de liberdade política e de direito de escolher os governantes por parte do povo. Por isso e porque o medo de expropriação dos rios pelos pobres foi historicamente diminuindo na medida em que o sufrágio universal foi sendo conquistado nos diferentes países as classes dominantes se sentiram menos ameaçadas, e os sistema político dos países mais desenvolvidos tendeu a se tornar democrático. 2) O que ditava os 30 anos Neoliberais do Capitalismo? Por que o texto argumenta que tal modelo se constitui um absurdo?
Era a “economia de mercado”, já que para eles não existe a sociedade, mas apenas o mercado, apenas contratos de compra e venda possibilitada por custos de transação geralmente baixos.
3) Por que o texto argumenta que o capitalismo Norte-Americano está atrasado em relação ao Europeu?
Como não fazia sentido dizer que a história caminhava necessariamente para o socialismo e o comunismo, não faz também, sentido pensar que a história nos leva a qualquer paraíso identificado com o capitalismo americano um capitalismo que hoje está atrasado em relação ao capitalismo europeu, na medida em que está mais longe dos objetivos de segurança, liberdade, bem-estar econômico, justiça social e proteção do ambiente do que os países europeus mais desenvolvidos.
4) Quais são os três modelos de Estado Social ou Estado de Bem-Estar