arvores de falhas
DEFINIÇÃO
A de Árvores de Falhas é uma técnica dedutiva que tem por objetivo identificar as causas potenciais de acidentes e de falhas num determinado sistema, além de permitir a estimativa da probabilidade ou frequência de ocorrência de uma determinada falha ou acidente.
OBJETIVO DA FERRAMENTA
A análise da árvore de falhas é identificar as combinações das falhas nos equipamentos ou componentes de um sistema ou erros humanos que podem resultar em um acidente
QUANDO UTILIZAR
Projeto. A AAF pode ser usado na fase de projeto de um sistema ou planta para descobrir modalidades de falhas ocultas, que resultam das combinações das falhas dos equipamentos ou componentes ou por erros de operação.
(humanos)
Operação. A AAF incluindo características de procedimentos de operação e do operador, pode ser usado para estudo um sistema em operação, a fim de identificar combinações potenciais de falhas que possam causar acidentes DADOS NECESSÁRIOS PARA UTILIZAR
ESTA FERRAMENTA
Definição do problema
Construção da árvore de falhas
Solução da árvore de falhas
Determinação do conjunto mínimo
EQUIPE QUE DEVE COMPOR ESSA
FERRAMENTA
A análise da árvore de falhas deve ser realizada por uma analista responsável com consultas a engenheiros e a pessoal com experiência no sistema incluído na análise.
Uma análise mediante uma equipe é mais eficiente, cada membro da equipe se concentrando em uma árvore individual ou uma rama da árvore principal.
Fluxograma da Sequência de Procedimentos para a FTA
1. Definir a equipe responsável pela execução
2. Selecionar o evento topo para análise
3. Coleta de dados
4. Definir quais são as interfaces ou fronteiras do sistema
5. Análise detalhada do sistema
6. Montagem preliminar da árvore de falhas
7. Revisão da árvore de falhas
8. Cálculo da probabilidade do evento de topo
9. Análise de recomendações
10. Reflexão sobre o processo
c
c