Analise
A análise de árvore de falhas é uma importante ferramenta usada no setor de manutenção a fim de identificar causas de falhas em sistemas e máquinas.
Mais notícias relacionadas a manutenção:
Conceito de manutenção pós-quebra
Política de manutenção de quebra às vezes é instituída quando uma instalação industrial ou empresa ...
Saiba mais sobre maquinabilidade
Várias técnicas diferentes podem ser utilizadas para melhorar a usinabilidade, seja alterando o material ou ...
Entendendo o funcionamento do MASP
Segundo Werkema (1995), o chamado ciclo PDCA de melhorias consiste em uma sequência de procedimentos ...
Análise de Árvore de Falhas é um método amplamente utilizado na análise do comportamento de falhas em sistemas complexos, sendo um método utilizado para estimar a probabilidade de ocorrência de uma falha de modo particular. O principal objetivo da análise da árvore de falhas é avaliar a probabilidade de um evento, utilizando métodos analíticos e estatísticos. Esta abordagem é mais útil quando vários fatores desempenham um papel fundamental na ocorrência do modo de falha. Desenvolvido originalmente em 1962 no Bell Laboratories por HA Watson, nos Estados Unidos, este método de análise é usado principalmente no campo da engenharia de segurança para determinar quantitativamente a probabilidade de um risco de segurança nas indústrias.
As árvores de falha descrevem uma sequência de eventos que levam à falha do sistema e servem para aumentar a confiabilidade das máquinas e disponibilidade delas no chão de fábrica. O método de árvore de falhas ou derivados, como a análise de árvore de eventos, é amplamente aplicado na indústria para investigar acidentes e incidentes que já ocorreram, mas também serve para identificar possíveis falhas que venham a prejudicar o bom desempenho da produção. O sucesso do método pode ser encontrado na abordagem lógica e sequencial, que separa diferentes causas e conseqüências de